terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Esquadrias de PVC ajudam na economia de energia





Isolamento térmico e fechamento hermético das esquadrias de PVC garantem economia de energia. Com a chegada do Verão, os gastos com ar condicionado podem ser reduzidos em até 50% com o uso de perfis de PVC


Mesmo quando fechadas, as portas e janelas comuns são os locais por onde ocorre a maior perda de climatização em uma casa; representam quase 35% das fugas. Uma das soluções para combater este desperdício é o uso de portas e janelas de PVC, que graças ao seu excelente isolamento e fechamento hermético possibilitam até 50% de economia de energia e nos gastos com climatização. Os produtos são cada vez mais utilizados por profissionais da construção civil e arquitetos em sintonia com as questões ambientais.

A Weiku, empresa alemã com sede em Pomerode (SC), é uma das três maiores fabricantes de esquadrias de PVC do país e utiliza a mais avançada tecnologia européia para fabricação de perfis que contribuem para a economia de energia, além de beneficiar o bolso dos clientes e preservar o meio ambiente. A empresa dispõe de produtos diferenciados e personalizados para todas as necessidades dos clientes. Outro diferencial é que a empresa também é responsável por todo o processo de aplicação das esquadrias, desde a medição, fabricação até a instalação das peças. A área de atuação abrange todo o território nacional, com equipe própria.

Entre os produtos oferecidos pela Weiku estão janelas, portas, persianas, jardins de inverno, toldos e telas mosquiteiras. As esquadrias com perfis Weiku são extremamente resistentes às intempéries e aos radicais livres graças à composição do PVC utilizado na produção. Uma grande vantagem dos perfis da marca são os estabilizadores à base de cálcio-zinco. Sol, chuva, climas secos ou úmidos não afetam o desempenho das esquadrias. A Weiku garante que os produtos não “empenam”, como ocorre, por exemplo, com a madeira. As esquadrias são resistentes a corrosão, desbotamento, descascamento, manchas, entre outros problemas.

Por que optar pelos perfis de PVC?

Um estudo apresentado numa conferência sobre perfis de PVC na construção, realizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, mostrou que a melhoria da qualidade das janelas poderia economizar, anualmente, energia suficiente para fornecer aquecimento e água quente para quase quatro milhões de pessoas. Após cinco anos, essa estimativa poderia atingir uma economia anual de 13 bilhões de euros.

Portanto, a escolha da janela adequada é uma decisão que deve ser tomada com consciência. Além do efeito estético, ela tem um importante papel para o meio ambiente. É por essa razão que o uso de esquadrias de PVC vem aumentando a cada ano no Brasil. O material é isolante térmico, permitindo economia no uso do condicionador do ar. Além disso, é fechado hermeticamente, evitando a entrada do calor ou perda do ar frio.

O tempo de vida útil de um perfil de PVC também é longo; gira em torno de 35 a 40 anos. As primeiras janelas em PVC instaladas na Alemanha datam de 1954 e permanecem até hoje inalteradas em suas funções.

Outra vantagem relevante do PVC é a eliminação de gastos com manutenção e pintura, assegurando a melhor relação custo x benefício entre todos os materias utilizados em esquadrias.
As câmaras de ar e vidros duplos, a vedação hermética e a tecnologia avançada do projeto proporcionam alta resistência a chuvas, ruídos, poluição, ventos, frio, calor e correntes de ar.
Outros pontos positivos do PVC para o meio ambiente
A principal matéria-prima do PVC, o sal marinho, é um recurso inesgotável na natureza e representa 57%, em peso, das resinas de PVC. Depois, o PVC é 100% reciclável, tendo atingido índice de reciclagem, médio, de 16,5% no Brasil, acima da média da União Européia, cerca de 14,5%.
A Weiku do Brasil

Empresa originalmente sediada na Alemanha, conta com duas grandes fábricas de esquadrias de PVC em Weissenfels e Frankfurt. No Brasil, a Weiku está localizada na cidade de Pomerode (SC) desde 1998. Ocupa hoje uma fatia do mercado que a deixa entre os três maiores fabricantes de esquadrias de PVC do país. Os produtos atendem a todas as normas técnicas brasileiras de esquadrias (ABNT) e às rígidas normas técnicas alemãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário