quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vantagens do uso do PVC para um desenvolvimento Sustentável


PVC significa cloreto de polivinila (inglês: Polyvinyl chloride). É um material plástico sólido que tem como forma original um pó de cor branca. É fabricado através da polimerização do monómero de cloreto de vinilo (VCM) que, por sua vez, é obtido do sal marinho (57%) e do petróleo (43%).


O composto de PVC que é usado para as esquadrias de PVC é feito a partir da resina de PVC, de estabilizantes térmicos, lubrificantes, cargas minerais, modificadores de impacto, auxiliadores de processamento, estabilizadores à radiação UV e pigmentos.

Atualmente, cerca de 30 milhões de toneladas anuais são produzidas para atender ao consumo mundial. Impermeável, inócuo, resistente, durável, o PVC é realmente um plástico versátil. Seu consumo de petróleo para a fabricação representa menos de 0,25% do total extraído no mundo.

Esquadrias de PVC são mais econômicas, pois o material é fabricado com baixo consumo de energia. Além disso, isolam mais o calor e contribuem para economia no uso de condicionadores de ar. Portas e janelas de PVC também proporcionam isolamento acústico. Sem dúvida, é um produto que contribui para o desenvolvimento sustentável.

Compare:

A produção de alumínio, por exemplo, gera grande quantidade de resíduos e gases causadores do efeito estufa, além de consumir muita energia. Também utilizada em esquadrias, 64% de toda madeira desmatada na Amazônia é consumida por brasileiros e os maiores destinatários são indústria moveleira e construção civil. Além de reservar áreas enormes apenas para o plantio de árvores feitas para virar madeira, ou papel, que degradam a mata nativa.

Já o PVC é um plástico versátil, resistente, impermeável, durável, inócuo, atóxico e 100% reciclável, podendo ser reciclado várias vezes sem perder suas características. Ele não se corrói e não propaga fogo. O seu maior uso é na construção civil, pois é econômico e possui vida longa útil. O ciclo de vida útil dos produtos de PVC, incluindo esquadrias, varia de 15 a 100 anos, sendo na média mais de 60 anos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário